Lula escolhe um novo ministro da Defesa

Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA 06/07/07

Lula escolhe um novo ministro da Defesa

 

O presidente Lula realiza consultas sigilosas para escolher o novo ministro da Defesa, em substituição a Waldir Pires, desgastado pelo apagão aéreo. No topo das preferências de Lula está outra vez o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a menos que se candidate à prefeitura de São Paulo, em 2008. Outros cotados são surpresas: o desembargador aposentado Jorge Uchôa de Mendonça, do Rio, e o advogado tributarista Ives Gandra Martins.

OAB quer juizados nos aeroportos 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, informou que vai apresentar ao Tribunal de Justiça a proposta de criação de Juizados Especiais nos aeroportos do Rio para que os passageiros possam, de imediato, ajuizar reclamações quanto aos serviços das companhias aéreas e pedir ressarcimento por prejuízos sofridos. 

A medida poderia, segundo o advogado, ser estendida a aeroportos problemáticos com os de Brasília e de São Paulo. 

- Se essa proposta se tornar realidade, os passageiros poderão até mesmo obter pronta reparação em relação aos prejuízos decorrentes do apagão aéreo - comenta. 

Ao justificar a necessidade dos juizados, o presidente da OAB-RJ observa que a crise do setor aéreo tem elementos estruturais e não será resolvida no curto prazo, o que vai acarretará incômodos e prejuízos a um número ainda maior de pessoas. 

Para Wadih Damous, as companhias aéreas têm se comportado "de forma inaceitável" no trato com os clientes, muitas vezes sem prestar as informações devidas ou dar orientação aos passageiros.