CASOS EMBLEMÁTICOS
O Caso DieselGate no Brasil e no Mundo

Casos de desrespeito a clientes

Pouco mais de 25 anos depois da criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os casos de desrespeito a clientes só fazem crescer nos rankings brasileiros.

A cultura da desinformação somada às duvidosas práticas por parte das empresas que prestam serviços e comercializam produtos são responsáveis por colocar o Brasil entre as nações com os maiores índices de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Imerso na luta incansável há pelo menos 30 anos, o advogado Leonardo Amarante é considerado uma das referências na busca de indenizações individuais e coletivas quando o assunto é proteção às relações de consumo.

dieselgate-volks
dieselgate-volks-lies

Caso Dieselgate, da alemã Volkswagen

Dentre os muitos casos conhecidos, destaca-se uma das maiores fraudes mundiais ligadas ao setor automotivo: o caso Dieselgate, da alemã Volkswagen, em 2015.

Depois que investigações descobriram um sistema nos carros da Volkswagen que alterava os resultados de testes de emissões de gases poluentes, a montadora mergulhou em uma crise mundial. A fraude envolveu cerca de 11 milhões de carros movidos a diesel em todo o mundo, o que obrigou a empresa a fazer recalls e a pagar multas bilionárias.

No Brasil, onde mais de 17 mil proprietários da marca Amarok foram lesados, o escritório entrou com uma ação coletiva contra a montadora, representando a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont), e ainda luta pela indenização moral e material na justiça.

MP do Rio pede 10 bilhões de dólares

Recentemente, o Ministério Público do Rio recorreu da sentença que havia condenado a empresa a pagar 1,4 bilhão de reais aos proprietários da picape.

O recurso, agora, pede 10 bilhões da montadora, ainda assim, não chega a ¼ da multa aplicada à empresa nos EUA, cuja ação coletiva movida contemplou 480.000 veículos e conseguiu compensações de US$ 15 bilhões.

Artigos relacionados

Outros Casos Emblemáticos